UM MUNDO DIGITAL PÓS-CORONAVÍRUS
Em tempos de pandemia as mídias digitais e as redes sociais têm sido grandes aliadas dos empresários para a divulgação de produtos e para a aproximação das empresas do seu público-alvo.
Nos dias atuais é difícil imaginar um negócio sem inserção no mundo digital, e tudo indica que mesmo com a retomada total das atividades empresariais, o mundo digital veio para ficar. Com a pandemia a economia foi obrigada a se transformar no digital.
Se antes para algumas empresas o mundo digital era uma vantagem agora ele é essencial.
Nesse novo mundo em que estamos em aprendizado, o que já era uma realidade continua a valer; e, quanto mais prestarmos atenção aos motivos pelos quais as pessoas estão mudando seu comportamento, mais condições teremos de atendê-las.
Acredito que essas experiências digitais que a maioria das empresas têm vivenciado irão fortalecer os negócios; não só em tempos de crise, mas também quando a pandemia passar.
O presencial não morre, mas deixa de ser obrigação. A relação empresa-cliente é uma das questões mais importantes agora, por isso, é essencial a criação de canais para dialogar com o público a fim de escutar suas opiniões e solucionar seus problemas.
A sociedade acabou acelerando o uso do acesso digital para atender suas necessidades. O comércio eletrônico, o delivery de refeições (e de outros produtos) e o maior uso de transações bancárias eletrônicas, e, até mesmo as aulas virtuais expandiram o hábito de uso digital.
Temos grandes desafios pela frente. Religar a economia, a empresa e a cadeia de valores não será simples. Não acontecerá pela intuição. Mas, acredito que se as empresas reconhecerem a importância da transformação digital, serão vencedoras.
Temos a esperança de que logo esse vírus será combatido e o período de isolamento acabará. Para isso, é preciso estar preparado porque o mundo não será mais o mesmo.
Karina Aguiar Melo
Empresária e presidente da ACIAM/CDL.