segunda-feira, 25 de novembro de 2024

A informação a um clique de distância!

Faça o seu login ou Assine a folha

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Email

REPERCUSSÃO: Morte do ex-prefeito de Poço Fundo deixa lacuna política na região

Vítima de trombo-embolia pulmonar, segunda-feira, dia 17, morreu em Poço Fundo, na Fazenda da Família, o ex-prefeito Carlos Alberto Gouvêa, o Beto Gouvêa, aos 65 anos de idade. Estava na companhia da esposa e do filho, no momento da morte.

Segundo o irmão, médico Luiz Fernando, ele estava com uma trombose na perna. A esposa, Iêda, havia ligado para o cunhado, informado o estado de saúde do marido. Luiz Fernando relatou à FOLHA que estava a caminho da fazenda. Morreu antes da chegada do irmão.

Deixou viúva a esposa Iêda e os filhos José Dias de Gouveia Neto [nome em homenagem ao avô] e Maria Olívia, médica.

Querido e admirado por muitos, foi decretado pelo atual prefeito, Rosiel Lima, luto oficial em Poço Fundo por três dias, em respeito à memória de Beto Gouvêa.

Carlos Alberto Fagundes Gouvêa nasceu no dia 04 de novembro de 1957. Era filho de José Dias de Gouvêa (Dr. Gouvêa) e Iglê, falecida recentemente, aos 89 anos. – Com a morte do pai, também precocemente, Beto Gouvêa, que fazia Medicina Veterinária em Viçosa, transferiu o curso para Alfenas e retornou para Poço Fundo, para administrar a fazenda. – Os irmãos, à época, cursavam medicina, em Santos (SP) e o outro irmão cursavam odontologia, em Campinas (SP). Como estava ligado ao campo, retornou para ficar ao lado da mãe e cuidar da propriedade da família.

Ficou na fazenda até começar na política, como vereador.

Tem dois irmãos: Luiz Fernando e José Henrique, sendo o Beto, o caçula.

Foi vereador e prefeito por dois mandatos, em Poço Fundo. Conciliador, Beto tinha deixado os holofotes da política, em 2012, após exercer o cargo de chefe do Executivo desde 2005. Dedicava-se à família.

Hoje, o filho de Beto Gouvêa é quem administra a fazenda. “Era seu grande companheiro”, disse o irmão, Dr. Luiz Fernando.

No momento, Beto Gouvêa estava à frente da Presidência do Sindicato Rural de Poço Fundo.

Beto Gouvêa, os irmãos e a mãe

REPERCUSSÃO

UM HOMEM QUE COMPARTILHA SEUS CONHECIMENTOS

O nosso amigo, ex-prefeito de Poço Fundo, Beto Gouvêa, nos deixou essa semana. Uma morte que pegou todo mundo de surpresa.

Minha primeira lembrança do Beto, como era chamado carinhosamente por toda a população da cidade, foi numa palestra que ele deu no CEC, Colégio CEC/Poço Fundo, onde eu lecionava Matemática, no ano de 2006. E, lá o Beto Gouvêa deu uma aula de história do município de da região, onde falou como surgiu o nome da cidade, dos apelidos que eram colocados como piranha e jacaré do papo amarelo. Inclusive nessa fala, fui citado e passagens que aconteceram com os antigos moradores da região.

E, o mais impressionante: ele citava os netos e bisnetos que ali estavam assistindo empolgados sobre a cultura e a vida de sua cidade e de seus antepassados!

Com o dom de oratória simples e incisivo, passamos o período de hora como se tivéssemos sentados na casa de nossos avós, ouvindo sobre como eram suas vidas!

Anos depois, estive algumas vezes em sua residência, para conversarmos sobre política, campanhas e as diversidades encontradas na função do Executivo! Conheci, lá, deputados, outras lideranças regionais e pude presenciar como o Beto tratava as pessoas com carinho e amor. Ele gostava de ajudar as pessoas e me ajudou a estruturam minha campanha para prefeito, participando de reuniões com candidatos a vereador e nos norteando com toda sua sabedoria!

Um líder regional que tinha muito a acrescentar e a ensinar para todos nós! Já estou sentindo muita falta.

Julbert Ferri
Ex-Prefeito de Machado

Durante reunião política em Machado, Julbert, prof. Amaury, Beto Gouvêa, Satil e correligionário

UM CIDADÃO DO BEM

Tive o grande privilégio de conhecer e participar de importantes projetos com o ilustre poçofundense Carlos Alberto Fagundes Gouvêa, ou, simplesmente, Beto Gouvêa, como era conhecido.

Testemunhei, por muitas vezes, o grande amor que este ex-vereador e ex-prefeito tinha por sua querida cidade, Poço Fundo, município que difundia com muito entusiasmo, sempre que tinha oportunidade.

O falecimento do estimado Beto Gouvêa, na minha opinião, foi uma perda imensurável não só para sua cidade natal, como também para as cidades da região. Era um homem muito admirado.

José Miguel de Oliveira
Ex-Prefeito de Machado