Machado reafirma seu protagonismo na preservação da cultura popular brasileira. Após o reconhecimento das Congadas como Patrimônio Cultural do Brasil em 2025, o município inicia 2026 demonstrando a força de suas tradições no Encontro Nacional de Folias de Reis, realizado em Aparecida (SP).
Durante o evento, o prefeito de Machado, Maycon Willian, recebeu uma homenagem especial por ser o gestor que levou o maior número de Folias de Reis ao Encontro Nacional em Aparecida, destacando-se pelo apoio, incentivo e valorização contínua dessa manifestação cultural tradicional.
O prefeito está presente em Aparecida acompanhado de sua esposa, Dra. Fernanda de Paula, e de sua filha, Cecília, juntamente com as 10 companhias de Folias de Reis de Machado, que representaram o município com fé, organização e devoção, fortalecendo ainda mais o nome da cidade no cenário cultural nacional.
A expressiva participação consolidou Machado como referência nacional em organização, valorização e apoio às Folias de Reis, resultado de um trabalho conjunto entre o poder público, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e os grupos culturais que mantêm viva essa tradição passada de geração em geração.
Realizado em um dos maiores centros de devoção do país, o Encontro Nacional reuniu grupos de diversas regiões do Brasil e evidenciou a importância das Folias de Reis como expressão fundamental da identidade cultural e religiosa do povo brasileiro.
A Prefeitura de Machado reafirma seu compromisso com a preservação, o fortalecimento e a valorização da cultura popular e tradicional.
Gratidão a toda a equipe da Secretaria de Cultura e às Folias de Reis.
Machado segue sendo orgulho da cultura nacional.