Presidente da Câmara, Roger Botelho foi atleta de Dona Cléria, na equipe de atletismo
Filho de Rose Mary Botelho, desportista que chegou a correr pela equipe de atletismo de Machado, liderada por Dona Cléria Nery, o atual presidente da Câmara, Roger Botelho Sebastião, o ‘Rojão’, não caiu no esporte de paraquedas. Reconhecido como um dos maiores incentivadores do futebol, uma de suas paixões, ‘Rojão’ também se destacou no atletismo. E, antes do ingresso no mundo do futebol e na política, ajudou a baluarte do esporte machadense na direção da Associação de Atletismo.
Nascido em Machado, residia no bairro rural Serra Negra, na divisa com Campestre. “Meus pais moravam na Serra Negra; quando eu tinha dois anos de idade, nos mudamos para a Fazenda da Pedra, em Campestre”.
Criado no entorno da Pedra Grande, região de muitas histórias, lendas e respeito aos mais velhos, ‘Rojão’ se forjou um homem ponderado, que escuta as pessoas e que toma decisões com a cabeça fria. Em processo de amadurecimento político, ainda em seu primeiro mandato, teve votação unânime à Presidência da Mesa Diretora. Tem 26 anos de idade; faz aniversário dia 25 de janeiro.
Quem conhece ‘Rojão’, garante que nunca o ouviu alterar o tom de voz ou seu comportamento; mesmo em situações adversas.
Homem simples, que jamais esquece suas origens, além de enaltecer a imagens dos pais e dos irmãos, faz questão de citar, frequentemente, a importância, em sua vida, de Cléria, Largato (Hildo Caldeira Bernardes) e do Pastor Hugo Félix, entre outros nomes.
Roger nasceu e cresceu envolvido e participando da resolução de problemas sociais. Ver que o esporte seria o caminho natural, para desviar a garotada de caminhos tortos, era o percurso natural. Atleta na adolescência, viajou com a equipe da Associação Machadense de Atletismo, sul de Minas afora.
Aos 13 anos de idade, quando passou a ser educado apenas pela mãe, percebeu que aquelas dificuldades eram um incentivo para, no futuro, fazer a diferença na vida de outras famílias.
Aos 16 anos, decidiu dar continuidade a um projeto social de futebol no bairro Santa Luíza. Assumiu a responsabilidade para que o projeto não acabasse. Desde então, sempre esteve empenhado em diversas causas, como o Projeto Voluntário Resgatando Vidas e o ‘Garotos Bom de Bola’, da qual é apoiador.
Além de estar vereador, Roger Botelho é estudante de Educação Física e professor-voluntário em projetos sociais.
Sempre envolvido com o futebol, o atual presidente da Câmara trabalha para disseminar a modalidade gratuitamente e acessível para todos.