MONITORADOS PELA SECRETARIA DE SAÚDE DE MACHADO CAEM PARA 37
30 de março de 2020
COMÉRCIO IRÁ SE REUNIR COM PREFEITO PARA PEDIR REABERTURA
30 de março de 2020

ISOLAR E FECHAR COMÉRCIO NO INÍCIO DA CRISE REDUZ CONTAMINAÇÃO

Um estudo do Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde, que reúne pesquisadores da Fiocruz, PUC-Rio e Instituto D’or de Pesquisa e Ensino, demonstrou que a implementação de medidas de contenção logo após a notificação dos primeiros casos de Covid-19 pode levar a um impacto positivo na redução da propagação da pandemia. O estudo comparou curvas de contaminação de diversos países e identificou que, na Coreia do Sul, onde as medidas foram aplicadas logo após as primeiras confirmações de contágio, a curva sofreu um achatamento. Na Itália, no entanto, onde houve demora na adoção de tais medidas, a curva ainda não apresentou mudanças significativas para conclusões. – A informação foi publicada pelo UOL, nesta segunda-feira, 30.

Ontem, domingo, a Associação Comercial e Industrial de Machado reuniu grupo de comerciantes para tratar do Decreto Municipal de fechamento do comércio. Os comerciantes querem alteração do Decreto e solicitam a abertura do comércio local. – Ofício foi protocolado junto à Prefeitura, às 16h30. Comerciantes também irão reunir-se com prefeito Julbert Ferre, hoje, segunda-feira, às 14 horas. Reunião seria para discutir regras e normas que, se por ventura, a sugestão de alteração do Decreto for acatada.

Conforme os pesquisadores da Fiocruz e da PUC-Rio, os resultados positivos, de medidas como isolamento social e fechamento de estabelecimentos, podem levar até duas semanas para aparecer. “As medidas de contenção e isolamento social, uma vez implementadas, ainda requerem um tempo razoável para começar a influenciar na desaceleração da taxa de crescimento do número de casos confirmados (cerca de uma ou duas semanas, pelo que se observou em outros países)”, dizem os pesquisadores.

A China impôs quarentena em 23 de janeiro, quando tinha 199 casos confirmados fora da província de Hubei — por ser o epicentro, a província recebeu uma análise à parte. Em oito dias, em 31 de janeiro, foi observada uma mudança de concavidade na curva, indicando uma desaceleração dos números. Em 16 dias, em 08 de fevereiro, observou-se a suavização da curva, indicando um declínio mais expressivo na taxa de crescimento.

Olá, em breve o atenderemos. Obrigado.

Fale conosco pelo Whats