O ICDH (Instituto de Cidadania e Direitos Humanos) recebeu grave denúncia de prática de crime de racismo e apologia ao nazismo, que teria ocorrido dia 25/05, nas dependências do campus/Machado, do Instituto Federal do Sul de Minas. – O fato envolveria alunos do curso Técnico em Agropecuária.
De acordo com o site do ICDH, uma aluna (de cor branca), do IF/Machado, teria envolvido o braço de uma aluna (negra) com pó de giz branco. E, teria dito que “o gesto era para que ela não sofresse mais racismo”. Segundo a denúncia, a aluna negra seria constantemente vítima de preconceito racial”.
A suposta agressora, segundo informações publicadas pelo ICDH, teria o costume de prestar continência ao ‘regime nazista’ fazendo elogios ao símbolo suástica. E, que em determinada oportunidade, a estudante teria desenhado a suástica no quadro da sala de aula.
Conforme o ICDH, na data de 05/06 o órgão de defesa da cidadania e dos direitos humanos teria enviado email à Direção do Instituto Federal/campus Machado solicitando informações e cobrando providências. – O ICDH não teria obtido resposta até o dia 06/06, data da publicação online.
Escreveu o ICDH: “tendo em vista a natureza e a gravidade das condutas praticadas, além de seu potencial estimulante de comportamento social abominável e ameaçador à normalidade do convívio, é fundamental providencias de medidas enérgicas e exemplares. O ICDH espera que o Instituto Federal do Sul de Minas não se omita diante da gravidade dos fatos”.
A FOLHA está em contato com a vítima e a Direção do campus/Machado.