sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

A informação a um clique de distância!

Faça o seu login ou Assine a folha

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Email

Fifa reconhece o Palmeiras como primeiro Campeão Mundial de Clubes

Na noite da última sexta-feira (01.03), o Palmeiras foi agraciado com um documento histórico: a ata juramentada e traduzida da Fifa, reconhecendo a Copa Rio de 1951 como a primeira competição mundial de clubes. A entrega solene foi feita pelo ex-ministro do Esporte, Aldo Rebelo, em um evento realizado no Palazzo Verde, museu particular do Palmeiras, localizado nas proximidades do Allianz Parque.

A data registrada no documento, datado de 7 de junho de 2014, confirma o reconhecimento prévio da Fifa à Copa Rio 1951 como o primeiro torneio global entre clubes.

O Palmeiras conquistou o título ao derrotar a Juventus no lendário estádio do Maracanã. O time Alviverde venceu o primeiro jogo por 1 a 0 e empatou o segundo por 2 a 2, em uma partida memorável ocorrida em 22 de julho de 1951. Além do Palmeiras e da Juventus, a competição contou com a participação de clubes como Vasco, Estrela Vermelha, Sporting, Austria Viena, Olympique de Nice e Nacional-URU.

Para obter o merecido reconhecimento desse feito histórico, o Palmeiras compilou um extenso dossiê em 2006, contendo reportagens e informações detalhadas sobre a Copa Rio. A ata do Comitê Executivo da Fifa foi enviada ao governo brasileiro, ressaltando a concordância com o pedido da CBF para oficializar o torneio vencido pelo Palmeiras em 1951 como o primeiro Campeonato Mundial de Clubes.

O documento em questão, referente à 31ª reunião do Comitê Executivo da Fifa, ocorrida no Grand Hyatt, em São Paulo, em 7 de junho de 2014, encontra-se disponível para consulta online no site oficial do Palmeiras.

Apesar do reconhecimento oficial da Fifa, é importante salientar que a entidade máxima do futebol reconhece em seu site apenas os Mundiais de sua própria organização, a partir do ano 2000. No entanto, a história e o legado da Copa Rio de 1951 permanecem vivos e agora contam com o merecido respaldo da instancia máxima do futebol mundial.

Fonte: Esportes