terça-feira, 28 de janeiro de 2025

A informação a um clique de distância!

Faça o seu login ou Assine a folha

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Email

Festival AME Cultura fará conexão dos mineiros com a arte, sábado, 11/12

O evento será transmitido ao vivo no canal da AME Cultura, no YouTube, sábado, 11 de dezembro, com diversas atrações culturais

Espetáculo ‘Eu te benzo e Deus te cura’

A cultura em suas diversas expressões será mostrada em um festival inovador que poderá ser visto ao vivo em qualquer lugar por meio da internet. Trata-se do 1º Festival AME CULTURA, que acontece sábado, 11 de dezembro.

O Festival AME Cultura está sendo realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, do Estado de Minas Gerais. Terá início com uma ‘Live’ às 12 horas, e terá como objetivo destacar a cultura mineira por meio da música, artes cênicas, literatura, audiovisual, cultura popular, artes visuais e gestão cultural. E continua com atrações no site oficial (www.amecultura.com.br) e pelo canal da AME Cultura no YouTube, até o final do mês de dezembro.

Platinny Paiva, fundador e diretor executivo da AME Cultura, ressalta que o Festival surge com a intensão de celebrar nossa mineiridade, através de várias ações de arte integradas.

“Podemos afirmar que por meio do Festival AME Cultura que estamos valorizando a produção cultural do interior do Estado e descentralizando o fazer cultural mineiro”, enfatizou Platinny Paiva.

O Teatro Municipal Donato Leite Andrade, na cidade de Paraguaçu, será o palco das apresentações ao vivo e que serão transmitidas pelo canal da AME Cultura no YouTube e terá como atrações musicais:

Quinteto de Cordas, da Orquestra Filarmônica de Varginha

Quinteto de Cordas da Filarmônica de Varginha

Sob a regência do Maestro Cassiano Maçaneiro, o Quinteto de Cordas, da recém-fundada Orquestra Filarmônica de Varginha, fará sua estreia no Festival AME CULTURA com um repertório nacional do início do Século XX, até a música contemporânea.

Anderson Martins

O violeiro Anderson Martins

Anderson Martins é cantor, compositor e violeiro. Natural de Andradas, Minas Gerais, tem quatro discos em seu currículo. Seu trabalho é versátil e traz uma sonoridade que remete a estilos como o pop, o rock, a MPB, a música caipira, o folk e a música regional.

Tem como inspiração de vida levar boas mensagens, palavras de otimismo e de fé a todos, além de uma forte vontade retratar e valorizar as riquezas de Minas Gerais e do Brasil.

Anderson traz certa modernidade ao ‘seu som’, sem nunca deixar de lado a essência da música brasileira. Em suas apresentações, além de interpretar suas canções, ele também toca várias canções de sucesso popular se utilizando da viola caipira, do violão de 12 cordas, das gaitas, criando um universo ‘Pop-Regional’, trazendo assim um trabalho com uma personalidade musical distinta e marcante.

Chico Cica, em Dá Pacênça, espetáculo teatro-musical

Chico Cica, com a pela ‘Dá Pacênça’

Comédia matuta que remete às diversas expressões culturais como o cordel, cantoria, embolada, trava- línguas, poemas matutos e visa valorizar de forma lúdica e divertida a expressão e identidade cultural das cidades do interior e do homem do campo em Minas Gerais.

O matuto Chico Cica, com seu dialeto peculiar, conta anedotas matutas, causos inusitados e com sua viola cabocla e pandeiro canta emboladas e trava-línguas que levam a plateia a identificar-se com as situações.

Machado Rock City

Festival também abre espaço para o rock

O Município de Machado, no sul de Minas Gerais, sempre foi reconhecido como celeiro de bandas e músicos do gênero rock, em suas mais variadas vertentes.

Com uma banda de expoentes formada por Félix Fredan (Rocksauro), Marcelo Kateh e Gê Corsini (Criança Louca) e Guilherme Rosa (Setemarez), o espetáculo musical Machado Rock City é ação de valorização dessa arte, montado e pensado por músicos atuantes na região e que têm o rock como bandeira.

Conheça a AME Cultura

Fundada em 2010, a AME Cultura é uma empresa mineira especializada em políticas públicas, programas, projetos e prestação serviços técnicos na área de cultura.

A AME Cultura trabalha em cerca de 20 municípios do sul e sudoeste de Minas, desenvolvendo atividades de consultoria, capacitação, educação patrimonial, produção de dossiês técnicos de tombamento, registro e inventário e produção de conteúdos e materiais de promoção, além de atuar na produção de projetos próprios em espetáculos, música e audiovisual.

SAIBA MAIS:

www.amecultura.com.br

www.youtube.com/amecultura

www.facebook.com/amecultura

Instagram: @amecultura

 

Serviço:

1º Festival AME Cultura

Data: 11 de dezembro

Horário: A partir das 12 horas

Live no canal AMECULTURA: https://www.youtube.com/user/AMECultura

 

Vídeo do 1º Festival AME Cultura:

https://www.youtube.com/watch?v=6-n8WnAW7ms