segunda-feira, 24 de junho de 2024

A informação a um clique de distância!

Faça o seu login ou Assine a folha

Colunista Edelson - Folha Machadense
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Email

“FATOS E HISTÓRIAS” – Registros que não podem ser apagados

FATOS E HISTÓRIAS

Edelson Borges da Silva
Diretor da FOLHA

 A FOLHA MACHADENSE recebeu domingo, dia 21/02, por volta das 22h15, email de um leitor e cidadão interessado pelas questões públicas do Município.

O leitor colocou sua preocupação com relação a vários assuntos, entre eles, sobre a forma como está sendo produzido o Jornal do Município: sem Expediente, com espaços em branco em meio às páginas diagramadas e impressas e, com incorreções. Entre os erros que chamaram à atenção do leitor, o Órgão Oficial do Município trata o prefeito Maycon Willian, por prefeita, uma alusão à gestora anterior, Ana Maria Gonçalves. – “A Comunicação da Prefeitura teria copiado e colado partes de arquivos digitados, sem alterar alguns dados”, sinalizou o leitor. –O Expediente, ausente no jornal, é o espaço onde, obrigatoriamente, deveriam constar os nomes de prefeito e vice, responsável pela publicação e informações sobre a Prefeitura de Machado.

O leitor informou, ainda, que notícias do site do canal do YouTube [vídeos da época dos ex-prefeitos Carlos Alberto Pereira Dias, Julbert Ferre e Ana Maria Gonçalves] teriam sido deletados. – A FOLHA confirmou com fontes ligadas à Prefeitura que, de fato, isso teria ocorrido. “Realmente não constam no YouTube vídeos da gestão passada, dentre eles, a live em homenagem à Festa de São Benedito”, confirmou uma fonte da FOLHA, ontem, terça-feira, dia 23. “Espero que tenham, apenas, desabilitado o acesso público e, não, deletado o registro”, ponderou.

Segundo o leitor da FOLHA, que escreveu na noite de domingo à Redação, os vídeos tinham milhares de visualizações. Informações sobre o Registro da Festa de São Benedito [Patrimônio Cultural Imaterial do Povo de Machado] também teriam sido ‘apagadas’. O leitor afirmou, ainda, que postagens no Facebook, das gestões anteriores, foram retiradas dos canais oficiais do Município.

Pode ter havido um engano. Contudo, preservar a história é dever de toda Administração. A FOLHA MACHADENSE, jornal com circulação ininterrupta há 47 anos, sugere que os arquivos sejam retornados aos canais oficiais do Município. Imediatamente!

Em anexo, PDF do Jornal do Município; edição do dia 18/02.
JORNAL DA PREFEITURA DE MACHADO