quarta-feira, 18 de setembro de 2024

A informação a um clique de distância!

Faça o seu login ou Assine a folha

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Email

Em sessão tumultuada, Conselho de Ética arquiva processo contra Janones

Em sessão tumultuada, Conselho de Ética arquiva processo contra Janones
Redação GPS

Em sessão tumultuada, Conselho de Ética arquiva processo contra Janones

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados decidiu, por 12 votos contra 5, arquivar, nesta quarta-feira (5), o processo contra o deputado André Janones pela suposta prática de rachadinha em seu gabinete. A votação aprovou o relatório apresentado por Guilherme Boulos (PSol-SP), que recomendou o arquivamento do caso.

O parecer de Boulos havia sido apresentado ao Conselho no dia 15 de maio, mas a votação foi adiada devido ao pedido de vistas dos deputados Alexandre Leite e Cabo Gilberto. Segundo o relator, o caso de rachadinha ocorreu antes do atual mandato de Janones, que iniciou em 2023.

Boulos destacou que “não foi discutido se houve rachadinha ou não”, pois o caso se deu na legislatura anterior e não poderia ser analisado pelo Conselho de Ética no atual momento.

A defesa de André Janones afirmou que as acusações eram fruto de perseguição política. Ele alegou que as contribuições dos servidores de seu gabinete eram espontâneas e não se tratavam de rachadinha.

“As acusações de ‘rachadinha’ foram feitas com base em um áudio editado e descontextualizado, não de um parlamentar com seus assessores, mas de um grupo político, que visava se fortalecer para disputar eleições, não se tratava de devolver salários, mas de contribuições espontâneas, com a participação do parlamentar, sem quaisquer obrigação ou valores definidos, como fica claro no áudio apresentado”, defendeu Janones.

Tumulto

A sessão do Conselho de Ética foi marcada por confrontos e tumultos entre parlamentares de diferentes partidos. Durante a reunião, as discussões se acaloraram e deputados governistas e da oposição se envolveram em confusões. Segundo relatos, o deputado Janones e seus colegas trocaram empurrões e insultos, enquanto parlamentares opositores o chamavam de “rachador” e “covarde”.

Em determinado momento, Janones e o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) desafiaram um ao outro para uma briga fora das dependências da Câmara. A situação ficou ainda mais tensa e foi necessária a intervenção da Polícia Legislativa para conter os ânimos e garantir a segurança dos presentes.

Além do confronto entre Janones e Nikolas, a reunião do Conselho de Ética também foi marcada por um bate-boca envolvendo a deputada Jack Rocha (PT-ES) e os parlamentares Delegado Caveira (PL-PA) e Juliana Cardoso (PT-SP). As acusações e discussões acaloradas resultaram em um clima tenso e tumultuado no plenário do colegiado.

The post Em sessão tumultuada, Conselho de Ética arquiva processo contra Janones first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional