segunda-feira, 24 de junho de 2024

A informação a um clique de distância!

Faça o seu login ou Assine a folha

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Email

Documentário ‘Grãos da História’ será lançado em 24/05: “Dia Nacional do Café”

Machado ganha Documentário sobre as pessoas que formam a cadeia produtiva do grão

O Documentário ‘Grãos da História’, que será lançado sexta-feira, dia 24 de maio (Dia Nacional do Café), na Arena Zuza, centro de Machado, é um verdadeiro resgate da história de vida de pessoas e famílias que formam a cadeia produtiva da bebida mais consumida no mundo, depois da água. ‘Grãos da História’ fala de gente, de fé, de trabalho, paixão e amor. Um Filme emocionante produzido pela Knoll Films com patrocínio da EISA Interagrícola, através da Lei de Incentivo à Cultura.

A Serra da Conceição, em Machado; a Festa de Nossa Senhora do Café; a Fazenda Recanto; o centro da cidade e diversos personagens do cotidiano machadense são enfocados. Há imagens, também internas, do armazém-indústria mais tecnológico do mundo quando o assunto é café: o armazém EISA Interagrícola. O Documentário também enfoca a vida de personagens de Poço Fundo, Três Corações, Lavras e São Sebastião da Grama (SP), região vulcânica/divisa com Poços de Caldas. – A ciência e a tradição. A simplicidade e a alta tecnologia. A origem do fruto, nas montanhas da Etiópia (África), a adaptação das lavouras, no sul de Minas e a exportação para o mundo.

Fé, devoção… as pessoas irão se emocionar com o filme que será exibido na Arena Zuza, num telão montado pela Prefeitura de Machado, através da Secretaria de Cultura e Turismo de Machado.

‘Grãos da História’ conduzirá o espectador, através dos olhos das pessoas que dedicam suas vidas ao café [desde os cafeicultores tradicionais até os especialistas renomados] às nuances e os desafios que moldaram a trajetória do café no Brasil. Cultura e os laços familiares. Histórias que revelam como essa bebida se tornou um símbolo de união, afeto e tradições, presente nas conversas compartilhadas em torno de uma xícara.

O cineasta Fábio Knoll adentrou ao mundo do manejo ecológico e do cuidado do solo, explorando as práticas sustentáveis que garantem a qualidade dos grãos e a preservação do meio ambiente. O solo fértil de Machado, nutrido por saberes ancestrais e técnicas inovadoras, é fundamental para a produção de um café excepcional.

Uma jornada nos conduz por plantações, montanhas, estradas de chão batido e asfalto, armazéns equipados com máquinas de alta tecnologia… pessoas simples; trabalhadores rurais, motoristas de caminhão… gente. Café é gente!

Patrocinado pela EISA, a Knoll Films entrega uma obra-prima do café, no Brasil. Nunca houve, no mercado audiovisual, uma abordagem desta forma. A direção do Documentário é de Eduardo Rajabally; produção-executiva ficou a cargo de Reinaldo Lima; pesquisa e produção local é do jornalista Edelson Borges. – Confira toda equipe no Instagram: @graosdahistoria .

Após exibido em Praça Pública, a produção ganhará legenda em língua inglesa para exibição em 40 países onde a EISA está presente.

‘GRÃOS DA HISTÓRIA’/Café. Primeira temporada!