Após longos anos, teve-se, no dia 24/03/2024 (Domingo de Ramos), mediante investigação da Polícia Federal e decretação pelo Poder Judiciário (STF) as prisões dos suspeitos por serem os mandantes de ambos assassinatos.
Duas questões referentes ao caso chamam-me particularmente a atenção. Sendo a primeira, o fato de que parte da mídia somente mencionar que a motivação teve como foco questão política, sem maiores esclarecimentos quanto.
Em segundo, justamente aquilo que é ocultado na primeira observação, ou seja, que a Vereadora Marielle Franco e seu assessor Anderson foram assassinados, pois, a parlamentar estava justamente atravancando/barrando interesses imobiliários dos referidos supostos mandantes.
E o que seriam esses interesses imobiliários barrados? Os supostos mandantes queriam apossar-se e utilizarem-se de áreas/terrenos públicos e devolutos para expansão dos seus negócios e domínios; ao que a parlamentar assassinada queria justamente o oposto, destinar tais locais para utilização e construção de moradias populares.
Assassinatos e mandos de assassinatos que contam muita da História do Rio de Janeiro, bem como do Brasil.
Prof. Marcos Cuba
Licenciado em História e Advogado