Determinação interna do Banco do Brasil (Agência de Machado), de que funcionário algum deve ter contato com os clientes que utilizam a área de atendimento eletrônico, tem exposto, principalmente, idosos a golpes. – Como a Agência dos Correios não está mais realizando pagamento aos aposentados e pensionistas, os beneficiários estão procurando, sem o acompanhamento de familiares, a Agência Local. – Todos precisam pagar suas contas.
Hoje, quinta-feira, dia 02, às 14h31, o diretor da FOLHA precisou auxiliar uma senhora que estava desacompanhada e não sabia lidar com a complexa sequência de letras e números. – A senhora, de aproximadamente 80 anos de idade, tinha estado na Agência de Machado ontem, quarta-feira, 1º, e não conseguiu ajuda de ninguém. – O jornalista procurou os seguranças da Agência, que também estavam em área interna, após a porta-giratória.
Os seguranças informaram que não havia funcionário algum para atender às pessoas. E,que os clientes precisavam resolver suas demandas sem auxílio do banco. “Que seria uma orientação da Secretaria Municipal de Saúde”.
Após auxiliar a senhora e retornar à Redação, a FOLHA entrou em contato com a secretária de Saúde, Maria Odete Maciel, que refutou tal orientação. Que ela mesma, Odete, no dia anterior, esteve no Banco do Brasil e, ao sair, viu a grande concentração de pessoas na sala de auto-atendimento. Odete teria retornado e orientado os funcionários a disciplinarem a entrada de pessoas e orientarem os clientes.
A FOLHA telefonou, em seguida, para o gerente geral da Agência/Machado, que disse seguir orientação da Regional. – O jornal informou que as pessoas na sala de auto-atendimento estão dentro do banco, portanto, área de responsabilidade da instituição bancária. E, que golpes poderiam ser aplicados no local.
O gerente, Edilson, informou que segue orientação regional.
A Secretaria de Saúde informou que solicitaria à Fiscalização da Prefeitura que fosse averiguar a situação.