O secretário municipal de Cultura e Turismo de Machado, João Alexandre Moura [representando o Poder Público] e Walter Luiz Nogueira , o“Waltinho” [representando a sociedade civil, a congada de Machado e movimentos de cultura popular, tradicional e de matriz africana de Minas Gerais] estão em Brasília (DF), onde participam da 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC).
Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, o evento reúne mais de 3 mil participantes de todo o Brasil no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na Capital Federal, para debater políticas públicas culturais e definir orientações prioritárias para assegurar transversalidades nas ações do setor. As propostas aprovadas durante o evento vão embasar as diretrizes do novo Plano Nacional de Cultura (PNC), que nortearão a pasta na próxima década.
Durante a conferência estão sendo debatidos seis eixos temáticos importantes para democratização e inclusão, são eles:
Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura (Eixo 1); Democratização do acesso à cultura e Participação Social (Eixo 2); Identidade, Patrimônio e Memória (Eixo 3); Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural (Eixo 4); Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade (Eixo 5); e Direito às Artes e Linguagens Digitais (Eixo 6).
A 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC) pressionou o Senado Federal e conseguiu a aprovação do Projeto de Lei que regulamenta o Sistema Nacional de Cultura (SNC). Os delegados machadenses acompanharam a votação e a aprovação histórica que regula um sistema de cultura com a participação da União, estados e municípios.