sábado, 24 de fevereiro de 2024

A informação a um clique de distância!

Faça o seu login ou Assine a folha

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Email

BIOGRAFIA – Quem é Maycon Willian: vereador e candidato a prefeito por Machado

Professor de Jiu-Jitsu, eleito vereador em 2016, Maycon Willian foi presidente da Câmara e líder estudantil, na adolescência

Maycon Willian da Silva nasceu aos 13 de julho de 1990. É filho de Adriani Neves da Silva, empregada doméstica, que em meio  à instabilidade econômica e social, vivida pelo Brasil, lutou diariamente para o sustento dos filhos. Meus avós são um marco em minha vida. E minha mãe, foi pai e mãe até os dias de hoje. E já se passaram 30 anos.

Estudou toda a vida em escola pública: primeiro, na Escola Municipal Padre José de Souza Ribeiro, passou pelo Lar Fabiano de Cristo e Escola Estadual Dom Pedro I. Concluiu o ensino médio na Escola Estadual Iracema Rodrigues.

“E como foi importante em minha vida o que cada professor me proporcionou. Na escola Iracema Rodrigues, descobri o que seria liderança estudantil. Lá, fui presidente do Grêmio Estudantil, promovi campeonatos esportivos e na estação de rádio da escola, passei a dar voz aos sonhos que se tornaram objetivo de vida”. – Como líder estudantil, na época, organizou e esteve à frente da passeata pelo direito ao pagamento de meia-entrada nos shows do Parque de Exposição. “Sim, jovem tem o dever de estudar e ajudar aos pais, e também o direito de se divertir”.

Começou a trabalhar aos 12 anos de idade, entregando panfletos pelas ruas da cidade. “Olhando para trás, vejo o quanto isso foi importante para mim. Nas ruas, aprendi a me relacionar com as pessoas e a ajudar no sustento de casa. E, ainda hoje, vejo que a realidade persiste por falta de emprego, de projetos educacionais integrados, por falta de geração de oportunidades”, diz.

Quatro anos mais tarde, aos 16 anos, foi contratado por uma empresa provedora de internet, onde permaneceu por nove anos como técnico de redes. Paralelamente, atuava como locutor de rádio e professor de artes marciais. Posteriormente, teve chance de crescer profissionalmente em outra empresa do segmento de tecnologia em internet, como supervisor de área, onde permaneceu até 2016, quando candidatou-se a vereador e foi eleito.

O esporte é marcante em toda vida de Maycon Willian, em especial as artes marciais. “O Jiu-Jitsu descobri ocasionalmente em 2004, através de uma oportunidade dada pelo pai de um amigo e por um professor de artes marciais. A paixão foi tão forte que me dediquei a ponto de conseguir me tornar tri-campeão mineiro, em 2007, e  alcancei o título de campeão brasileiro”.

Em 2009, Maycon chegou a disputar o campeonato mundial de Jiu-Jitsu. “O aprendizado foi enorme, a começar pela luta para conseguir arrecadar fundos para disputa de campeonatos e alçar uma carreira no esporte. Temos que olhar para a base, dar oportunidades para que crianças e jovens sonhem com um futuro melhor, vivam saudáveis e compartilhem de relações saudáveis”, pensa.

Por esse motivo, em 2012 decidiu reunir pessoas, e formatar um projeto social, atuando como professor de artes marciais. Dos primeiros 30 jovens atendimentos, ele e os parceiros conseguiram multiplicar, crescer, agregar mais atividades e a atender a mais de 300 jovens. “Entendi então, na prática o significado de acreditar, persistir e ser resiliente”.

Deixou a faculdade de Direito, no sétimo período, para continuar a garantir o sustento dele, da mãe e do irmão mais novo. Essa experiência, mais tarde, já eleito vereador, serviu para idealizar e desenvolver projetos para o auxílio a estudantes com bolsas de estudo, reforço educacional e vagas de estágio para muitos jovens da cidade. “Minha atuação política tem um foco muito claro: causar impacto positivo no ser humano”.

O primeiro contato de Maycon com uma candidatura política foi em 2012. Logo em seguida, decidiu montar e  presidir um partido. Partindo do pressuposto inicial: do povo para o povo. Foram idas e vindas à capital mineira até conseguir, após os trâmites burocráticos, tornar-me presidente do diretório municipal do PSB (Partido Socialista Brasileiro).

Concorreu a uma das vagas da Câmara de Vereadores de Machado, em 2016, e foi eleito como o terceiro mais votado. – Sem fundo partidário, apenas com recursos próprios, utilizou como financiador da sua campanha o valor da multa rescisória do último emprego.

No primeiro ano de mandato, foi eleito vice-presidente da Câmara de Vereadores; e, em 2018, foi eleito pelos pares, por unanimidade, para conduzir o Parlamento Municipal. Foi o segundo presidente mais jovem da Mesa Diretora da Câmara. -Também em 2016 Maycon Willian foi eleito vice-presidente da Juventude Estadual de seu partido.