quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

A informação a um clique de distância!

Faça o seu login ou Assine a folha

Resenha Semanal - Folha Machadense
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Email

A ‘RESENHA’ DO SÁBADO E AS REPERCUSSÕES DA SEMANA

“Não adianta fugir disso, fugir da realidade. Tem que deixar de ser um país de maricas. Olha que prato cheio para a imprensa. Prato cheio para a urubuzada que está ali atrás. Temos que enfrentar de peito aberto, lutar. Que geração é essa nossa”?

Jair Messias Bolsonaro, presidente da República, em novembro do ano passado, sobre a pandemia do Coronavírus.

NAMORO
Vereadores e prefeito estão em clima de namoro; típico de início de Legislatura e Gestão. Para manter o bom relacionamento, o chefe do Executivo, ex-vereador Maycon Willian, terá que utilizar de muita habilidade, sinceridade e coerência. Na verdade, Maycon tem uma base aliada frágil, apesar de maioria no Parlamento.
Frágil pelo seguinte: como oposição, teoricamente, tem os mais hábeis oradores da casa; Erivelto Ângelo, Prof. Clayton Nery, David Bornelli, José Miguel de Oliveira e André Hadaka Ki, que surpreendeu em seu discurso de posse. Foi coerente, falou sem ter discurso impresso às mãos, não perdeu sua linha de raciocínio e foi ‘frio’ e cirúrgico em sua fala.

BASE ALIADA
Eleitos pelo grupo da ex-prefeita Ana Maria Gonçalves, Reinaldo Conti (Canela) e Prof. Rojão compõem, hoje, a Base Aliada de Maycon Willian. O posicionamento futuro de Roger dependerá, muito, do nome que for indicado para assumir a Secretaria de Esportes. Mais de dez nomes estariam cotados [ou foram convidados] para assumir a Pasta, que está sendo viabilizada com a extinção da Secretaria de Fiscalização.
Roger é técnico de futebol e tem apoio da ‘família do futebol’.

COTADOS
Entre os nomes cotados [e/ou, convidados] para assumir a Secretaria de Esportes, estariam: Fábio Leite (Leitinho), Elzo Coelho, Marquinhos PSV, Joninha, Nando do Papagaio, ‘Paraná (que já teria assumido outro cargo), Prof. Carlos Paulino, um desportista ligado ao Cruzeiro (bairro Conceição) e outro ao Grêmio (bairro vizinho à Conceição), Prof. Léco (técnico de futsal feminino), Fábio Joaquim dos Santos, Professor Renato Botazini e Robério (funcionário de carreira da Diretoria de Esportes); além de Lúcio Borges (Recreativo FC).

FUMAÇA
Há muita fumaça pela frente. O prefeito diz que fará eleição para escolher o nome. Mas, os critérios são meio complicados, pois, qualquer pessoa, em tese, teria direito a voto. E, aí entra a turma do pedal, que tem cerca de 900 inscritos e praticantes. Eles teriam direito a voto?
Por enquanto, nenhum nome de mulher fora ventilado para ocupar a Pasta. – Maycon tem quatro mulheres em seu 1º Escalão.

GREGOS
Uma coisa é certa: a futura Secretaria de Esporte precisará de uma pessoa e entrosada com todas as ‘tribos’ do esporte e familiarizada com os caminhos do segmento. Não bastará ter boca para ir à Roma. Principalmente diante do contexto que se descortina.
A futura eleição para a Secretaria de Esportes deverá ocorrer no próximo mês.

DINHEIRO EM CAIXA
Justiça seja feita: a ex-prefeita Ana Maria Gonçalves, que foi obrigada a assumir a cadeira de prefeito em meio a maior turbulência política da história de Machado, deu conta do recado. Deixou dinheiro em caixa e todas as contas prioritárias pagas. Foi uma heroína, quer queiram ou não, pois enfrentou três grandes problemas: 1) a turbulência de uma cassação política e a dificuldade em assumir o cargo, diante de tantas ações do ex-prefeito para retornar ao cargo; 2) enfrentou uma pandemia e conseguiu tocar a Prefeitura, mesmo diante de tantos desafios; 3) enfrentou, diante de tudo isso, um processo eleitoral.
As pessoas precisam reconhecer os méritos dos outros e parar de destilar veneno e ódio em redes sociais.

  • Coluna publicada no jornal FOLHA MACHADENSE, sábado, dia 16/01/2021.

 

REPERCUSSÃO
Terça-feira, dia 19/01, alguns professores de Educação Física teriam se reunido com o prefeito, Maycon Willian, para conversar sobre a futura Secretaria de Esportes. Fernando Brigagão (Vôlei/Poli), Fábio Ribeiro (Basquete), Fábio Joaquim dos Santos (Futsal) e Leco (Futsal Feminino) teriam estado no Gabinete do Prefeito.
Binho e Leco não iriam concorrer ao posto de secretário de Esportes. A tendência é que os dois apoiem Jhoninha (Cruzeiro/Futvôlei). Em tese, Jhoninha seria o nome preferido por Maycon Willian. Em tese…