Entidades sem fins lucrativas, públicas ou privadas, podem inscrever projetos nas áreas de educação, cultura, esporte, saúde, meio ambiente, segurança e inclusão social
A Sicredi UniEstados abriu quinta-feira, 23, as inscrições de projetos para apoio através do Fundo Social. A iniciativa tem como objetivo atender as ações sociais de interesse coletivo, contribuindo para o desenvolvimento social das comunidades na área de ação da Cooperativa, conforme regulamento próprio e em consonância com o 7º Princípio Universal do Cooperativismo – Interesse pela Comunidade.
Os recursos podem ser investidos em projetos nas áreas de educação, cultura, esporte, inclusão social, segurança, meio ambiente e saúde, que tenham relevância e impacto nas comunidades onde a cooperativa está presente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais.
ORIGEM DOS RECURSOS – O Fundo Social da Sicredi UniEstados foi criado em 2014 e atualmente consta no Estatuto Social da Cooperativa, que prevê a destinação de 2,4% do resultado consolidado da Cooperativa ao final de cada exercício. Essa iniciativa também prevê as regras e as condições para seu funcionamento em um Regulamento específico, disponível no site da Cooperativa.
Em 2023 o regulamento do Fundo Social foi atualizado e, para realizar a inscrição do projeto, as entidades devem procurar a agência onde mantem relacionamento ativo para apresentar a ação e receber as orientações sobre o processo de inscrição.
O período de inscrição será de 23 de fevereiro a 10 de outubro de 2023 e a cooperativa avaliará mensalmente os projetos recebidos levando em consideração alguns critérios sobre os projetos, os quais apoiarão a decisão dos envolvidos na avaliação, sendo eles: priorização da coletividade; envolvimento com voluntários e/ou outros parceiros; apresentação de benefícios sociais à comunidade; apresentação de continuidade; contribuição para o desenvolvimento da comunidade;
PROPÓSITO – ara o presidente da Sicredi UniEstados, Adelar Parmeggiani, o propósito da instituição não é só cuidar de recursos financeiros, mas também atuar fortemente na comunidade, cuidando das pessoas e ajudando as entidades que fazem a diferença por um mundo melhor. “O Fundo Social é uma das formas da Cooperativa contribuir ainda mais com as comunidades onde está presente”, destaca Parmeggiani.
COMO SE INSCREVER – As entidades interessadas em inscrever projetos devem procurar a agência do Sicredi no seu município. O regulamento completo para ter acesso a todas as regras e critérios de avaliação já está disponível no site: https://www.sicredi.com.br/media/coop/filer_public/2023/02/23/fundo_social_-_regulamento.pdf