sábado, 23 de novembro de 2024

A informação a um clique de distância!

Faça o seu login ou Assine a folha

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Email

AGRO – ‘Luiz da Emater’ contribui para o desenvolvimento da agricultura regional

Com cerca de 40 mil habitantes, hoje, Machado tem mais de 60 milhões de pés de café plantados

Quando chegou a Machado, em 1976, dos 23 mil habitantes, 12 mil moravam na zona rural; 11 mil, na cidade. Com o passar dos anos, o êxodo rural levou à maioria para o perímetro urbano, em busca de conforto e educação para os filhos. – Sobraram 6 mil na ‘roça’, que, hoje, tem internet e os alunos não andam mais do que 500 metros para entrar num ônibus de transporte escolar.

A realidade é outra. A produtividade no campo aumentou significativamente. Hoje, Machado não produz apenas cafés em quantidade e qualidade; produz, também, milho, soja e frutas vermelhas, entre outras culturas. – A vida no campo deu um salto de qualidade.

Luiz Gonzaga Xavier, um dos grandes engenheiros agrônomos da antiga ACAR, se tornou tão conhecido e respeitado que passou a ser conhecido por Luiz da Emater. Chegou em Machado como técnico agrícola, depois de prestar concurso público. É natural de Franca, interior de São Paulo.

Como funcionário da regional de Alfenas, da antiga ACAR, passou a conhecer Machado como sua palma da mão. Estudou Engenharia Agronômica, em Machado, na Esacma. Mudou de cargo, dentro da empresa, que também passou a se chamar, Emater. Tornou-se professor da Faculdade de Agronomia de Machado. Popular e respeitado, exerceu o cargo de vereador por quatro mandatos. Foi Secretário de Agricultura, nos mandatos dos ex-prefeitos José Carlos Vilela, entre 1993/96; e, José Miguel de Oliveira.

Hoje, após mais de quatro décadas e meia de serviços prestados a Machado e região, frente à Emater, Luiz Gonzaga está à frente do Sindicato dos Produtores Rurais de Machado e, continua a prestar serviços e assistência técnica aos produtores da região.