As ‘lives’ das Congadas Machadenses e da Festa de São Benedito, promovidas pela Prefeitura de Machado, concorrem ao Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, um dos maiores títulos na área cultural do País. – O evento foi organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo do Município, em agosto.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo, divulgou listagem de ações habilitadas para concorrer a 34ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. A comenda reconhece ações de preservação e salvaguarda do patrimônio cultural brasileiro que mereçam registro, divulgação e reconhecimento público em razão da sua originalidade, vulto ou caráter exemplar.
A ação “Live em Homenagem a Festa de São Benedito de Machado – Patrimônio Cultural Imaterial”, concorre ao prêmio no segmento iniciativas do poder público e na categoria 02, referentes à preservação do patrimônio cultural adaptadas ao contexto da pandemia. – No total, 435 ações foram inscritas.
Além do registro digital das lives, entre os documentos que compuseram a documentação enviada pela Secretaria de Cultura de Machado para concorrer ao prêmio estão exemplares da FOLHA MACHADENSE, que demonstram toda a importância das congadas e da Festa de São Benedito para o Município e região.