O montador de móveis, machadense Luiz Fernando, conhecido por ‘Baratão’, partiu dia 07/10, às 14 horas, sob chuva, rumo ao Santuário Nacional de Aparecida, maior templo Mariano do Mundo. Integrante da Romaria do Warner (já falecido), ‘Baratão’ afirmou sentir necessidade de enfrentar o percurso sozinho. Tem como meta chegar a Aparecida na próxima terça-feira, feriado nacional: Dia da Padroeira do Brasil.
‘Baratão’ leva consigo poucas roupas, um guarda-chuvas, remédios para minimizar as dores musculares que surgem no percurso, um cajado, pomadas para tratar assaduras que são frequentes em caminhadas de longa distância e uma enorme fé. – Serão cerca de 280 quilômetros até o Santuário Nacional.
‘Baratão’ deverá pernoitar nesta quinta-feira, 07, em São João da Mata. Sexta-feira, dia 08, caminha até Silvianópolis. Depois, um dia após o outro, seguirá para Santa Rita do Sapucaí, Itajubá, Piquete (SP) e Aparecida.
Como sempre fez durante as partidas da Romaria do Warner, em frente à Capela de Nossa Senhora Aparecida, em Machado (Praça Getúlio Vargas), a FOLHA acompanhou ‘Baratão’. Chovia muito quando ele iniciou a peregrinação.
A religiosidade do povo machadense passa pela FOLHA MACHADENSE.
Bilhete escrito por Warner, organizador de uma das Romarias mais tradicionais do Sul de Minas, a Luiz Fernando, o Baratão, em 2005. Warner escrevia bilhetes aos seus companheiros de caminhada no verso de fotografias