quinta-feira, 19 de setembro de 2024

A informação a um clique de distância!

Faça o seu login ou Assine a folha

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Email

ARTE – Grafiteiros promovem intervenção urbana no Escadão do São Benedito

Cabe à comunidade a preservação do espaço e da arte criados pelos profissionais do grafite

Na edição de sábado, dia 02, o jornal FOLHA MACHADENSE trouxe como manchete principal a ação coletiva de grafiteiros, no Escadão que dá acesso à Praça São Benedito. Relatava o jornal: “Tudo depende da receptividade da população, da consciência coletiva de preservação de patrimônio e do respeito pela arte. Hoje e amanhã [sábado e domingo], Machado poderá estar vivenciando uma experiência que poderá alterar a cena urbana, como acontece em grandes centros do País, como o Rio de Janeiro, ou cidades pacatas do interior, como em Cláudio, Minas Gerais. Grupo de artistas grafiteiros fará intervenção artística no ‘Escadão que dá acesso à Praça São Benedito’, a partir da Vila Novo Horizonte”.

O artista plástico, tatuador e vereador por Machado, Robson Amano e um grupo de amigos grafiteiros farão [fizeram] os desenhos, que serão figuras geométricas, em sua maioria. A intervenção urbana tem o nome de “Escadarte” – arte subindo a escada.

Desde os tempos do Coletivo Paralelo, em 2017, houve intervenção no Escadão da Rua da Prata, situado no mesmo bairro. À época, uma polêmica envolvendo a imagem de um determinado político de âmbito nacional provocou a ruptura do prefeito Julbert Ferre e os membros do Coletivo Paralelo.

PROJETO DE 04 ANOS – ‘Escadarte’ é um projeto que já existe há quatro anos, que será repaginado com foto à atração turística. Na próxima semana, Projeto de Lei de autoria do Mandato Coletivo vai à segunda votação. O PL institui Política Municipal de Promoção da Arte Urbana do Grafite.

Para Robson Amano, o grafite serve como uma das ferramentas de educação e de combate à depredação dos espaços urbanos, elevando os logradouros como área de cultura e arte.

Tudo faz parte de um objetivo maior, que seria o de transformar o município em uma Cidade Criativa. “Cidades Criativas”, que só existem dez no País, são municípios certificados pela Unesco, que apresentam soluções inovadoras para pequenos problemas no meio urbano, mantendo o equilíbrio, sem perder a essência urbanística.

QUEM SÃO: Amano, que no grafite tem por codinome Gaijn, estará ao lado da também machadense KTM e membros do grupo de grafiteiros “Área 35”, composto, em sua maioria por artistas do sul de Minas, mas, que, em Machado, contará com a participação de nomes como Tchê [paulistano da Zona Leste, formado em História/ professor de Arte e Educação na Fundação Casa/tem intervenções em vários países do Cone Sul];  Rote [chargista de vários jornais, também morador da Zona Leste de São Paulo e educador na Fundação Casa], dentre outros.

O objetivo final, para transformação do espaço em ponto turístico, será apresentar projeto de lei para rebatizar o logradouro público com o nome de Luiz Carlos ‘Carola’, em homenagem ao militante do Movimento LGBT. – Carola é irmão de Nanny People.

[Edelson Borges/FOLHA MACHADENSE].