quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

A informação a um clique de distância!

Faça o seu login ou Assine a folha

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Email

Pré-Carnaval de Machado presta homenagem ao saudoso ‘Timoa’

Além de um evento carnavalesco, valorização de agentes culturais e produtores locais, resgate da manifestação cultural, a proposta do Pré-Carnaval de Machado 2026 chega em sua 4ª edição preocupado com a preservação da memória do carnaval machadense.

Em 2026, as escolas de samba Império da Vila do Céu e Acadêmicos do Lago receberão o Prêmio Timoa de Samba-Enredo. Ambas agremiações produziram excelentes enredos que serão apresentados nos dias 7 e 8 de fevereiro descendo a Rua Barão do Rio Branco em direção a Arena Zuza. A Império da Vila do Céu trás em seu quarto ano a riqueza cultural nordestina, enquanto a Acadêmicos do Lago reestreia após anos de interrupções com o samba-enredo cantando as tradições machadenses.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Machado explica que o Prêmio Timoa tem como objetivo homenagear saudosos carnavalescos que construíram a memória, a história e o rico Carnaval de Machado que teve seu auge nos anos 70, 80 e 90. A ideia é homenagear pessoas diferentes todos os anos, extensivo a todos os familiares.

Moacir, popularmente conhecido como Timoa foi presidente da tradicional escola de samba Mocidade Independente. Ao lado de sua esposa Edir, também falecida, contribuíram significativamente com a história não apenas do carnaval de Machado, tal como de suas tradicionais feijoadas em seu estabelecimento comercial e as rodas de samba durante as festividades de São Benedito em sua barraca.

Sr. Timoa e Dona Edir foram parte importante da história e da vida cultural machadense expressa nos carnavais da Mocidade Independente entre os anos 70 e início deste século.

Seus filhos Robison (Bia) e Emerson (Paety) ainda permanecem levando o legado cultural da família participando de sambas, carnavais, congadas e no tocar do sino da igreja de São Benedito, tal como Anderson (Dum Dum), residente em Poços de Caldas e outros familiares residentes em Machado que mantém viva o legado e a memória do saudoso Sr. Timoa.

Na foto, Timoa ao lado da companheira por décadas, Edir