sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

A informação a um clique de distância!

Faça o seu login ou Assine a folha

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Email

Fé, devoção e ancestralidade na programação da 108ª Festa de São Benedito

Uma das maiores festas folclóricas e religiosas do País deve impactar em R$ 3 milhões a economia local

Tradição, fé, dezenas de ternos de congadas, gastronomia e uma celebração de encontros. A centenária Festa de São Benedito de Machado (MG) chega a sua 108ª edição e muda a atmosfera da cidade que dobra a sua população no período diante da quantidade de visitantes, turistas e machadenses ausentes.

Registrada como patrimônio cultural do município sob a coordenação da Prefeitura de Machado, Secretaria de Cultura e Turismo, Associação dos Congadeiros e Paróquia Sagrada Família e Santo Antônio os festejos de 12 dias acontece em 2024 entre os dias 16 e 27 de agosto.

A programação religiosa conta com a tradicional novena entre os dias 16 e 24 de agosto com Terço Mariano, às 18 horas e Santa Missa, na Capela de São Benedito, às 18h30, com padres convidados. No dia 25, às 17 horas, a Missa na Igreja Matriz seguida de procissão até à Capela de São Benedito, com andores levando as imagens de Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito. Missa às 10 horas, no dia 27, fechando a programação religiosa.

A extensa programação cultural é recheada de celebrações com a Alvorada no dia 16, às 5 horas, anunciando a grande festa. No sábado (17), às 14 horas, acontece a Roda de Congo e, às 20 horas, a abertura da Tenda do Congo. O Mastro com a bandeira de São Benedito tem ritual de levantamento no domingo (18), às 16 horas. No dia 21 acontece o concurso de desenhos e poesias. No sábado (24), pela manhã, ocorre à procissão das congadas mirins; às 16h30, apresentação da Embaixada de Carlos Magno e os 12 Pares de França e, às 20 horas, o tradicional Boi das Oliveiras e a Mulinha; folguedos populares incorporados à Festa.

No domingo (25) apresentação das congadas a partir das 10 horas e retirada dos Caiapós, às 15 horas, na Mata do Ginásio (Escola Estadual Iracema Rodrigues de Souza). O Reinado, ponto principal das Congadas Machadenses, acontece na segunda (26), às 16 horas, em cortejo da Igreja Matriz à Capela São Benedito. Na terça-feira (27) acontece o Dia do Congo e a Descida do Mastro, às 18 horas.

Além da tradicional programação religiosa e cultural com as congadas, acontece em horários alternativos e sempre respeitando as manifestações tradicionais atividades no palco 4×4 na Avenida Santa Cruz que recebe no sábado (24), das 12 às 18 horas, a 10ª edição do Samba do Encontro; e, das 23 horas até a 01h30, o DJ Keko.

No domingo (25), das 14 às 17h30, o Baile Vespertino com o DJ Lú; e, das 21 às 0 hora, show com o grupo “Só de Bobeira”. Na segunda (26), após o Reinado e todas as apresentações das congadas, acontece o projeto “Samba na Cozinha”, às 23 horas, em homenagem a São Benedito, o Santo Cozinheiro. O projeto tem como convidado, esse ano, o artista e rapper machadense ‘Imperador da Vila’ para abrir a apresentação do grupo Samba na Cozinha.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo de Machado, João Alexandre Moura, todos os hotéis estão com reservas lotadas e inúmeras casas na cidade e em sítios da zona rural foram alugadas para as festividades. A estimativa de público é que 10 mil pessoas diariamente que passarão durante os 12 dias de festa. Além da praça de alimentação na Praça de São Benedito e Rua João Batista de La Salle, mais de 250 ambulantes montam uma feira de comércio ao ar livre na Rua Airton Rodrigues Leite com uma grande variedade de produtos.

“Toda estrutura para os festejos já estão contratados. Seguranças, brigadistas, dezenas de banheiros químicos, geradores de energia, eletricistas, tendas, central de monitoramento com câmeras, ambulância com base médica, alinhamento com a Polícia Militar, Conselheiro Tutelar, Vigilância Sanitária e Fiscalização de Postura”, informa João Alexandre.

A expectativa econômica da 108ª Festa de São Benedito é de um impacto de mais de R$ 3 milhões na economia local entre comércio, serviços, turismo, alimentação, prestadores de serviços, taxas, aluguéis e tudo que envolve o período das festividades que coincide com o fim da safra cafeeira, principal setor do município de Machado.