sábado, 21 de dezembro de 2024

A informação a um clique de distância!

Faça o seu login ou Assine a folha

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Email

Além das intempéries climáticas, agora ervas daninhas ameaçam as lavouras

As lavouras estão enfrentando uma crescente ameaça devido à resistência de diversas ervas daninhas a herbicidas, colocando em risco a produtividade, que já havia sofrido quebra significativa devido ás intempéries climáticas.

Entre as pragas mais problemáticas estão a buva, capim amargoso, tiririca, erva Santa Luzia, trapoeraba, caruru, e especialmente o capim pé-de-galinha, conhecido por sua agressividade na competição com os grãos.

A situação é tão grave que a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Brasil (Aprosoja Brasil), fez um alerta para a necessidade urgente de novos produtos no mercado que possam enfrentar essa resistência, sob pena de se ver uma redução ainda mais significativa na produtividade.

Segundo estimativas, cerca de 60% das áreas de soja no Brasil já apresentam resistência a pelo menos um princípio ativo, com expectativas de que esse número alcance 65% até 2030.

Além das ervas daninhas, o controle de doenças fúngicas também preocupa, com especialistas recomendando o uso adequado de moléculas nas aplicações para evitar perdas.

Fonte: Pensar Agro