O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos emitiu um alerta após a confirmação de cinco casos de malária no país. Os diagnósticos representam os primeiros contágios dos últimos 20 anos. Quatro casos foram registrados na Flórida e um no Texas, todos transmitidos por mosquitos, informou o CDC. As autoridades afirmam que não há aparente conexão entre os casos nos dois estados.
De acordo com o CDC, todos os pacientes foram tratados e estão se recuperando. As autoridades estão investigando possíveis casos adicionais e implementando medidas de vigilância e controle de mosquitos nas áreas afetadas.
O estado da Flórida emitiu um alerta devido aos casos detectados nos condados de Sarasota e Manatee e incentivou a população a eliminar água parada que possa servir de criadouro para os mosquitos.
O Texas também emitiu um alerta após um residente do condado de Cameron ser diagnosticado com malária, embora nenhum outro caso tenha sido identificado, de acordo com o departamento estadual de saúde.
O CDC esclareceu que, apesar do alerta, o risco de transmissão local de malária nos Estados Unidos continua extremamente baixo.
A malária é uma doença causada por cinco espécies de parasitas transmitidos por mosquitos fêmeas específicos. Os sintomas comuns incluem febre, calafrios, dor de cabeça, dores musculares e fadiga.
A doença também pode causar náuseas, diarreia e vômitos e, em casos mais graves, levar a complicações como insuficiência renal, convulsões, coma e óbito.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: Saúde