O Grupo Dínamo, em Machado, pôs em funcionamento, com a autorização da Receita Federal, o seu Terminal REDEX (Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação). A unidade conta com estrutura especializada e grande capacidade operacional.
Com o Terminal REDEX a prestação de serviços da Dínamo, à cadeia produtiva do café, é concluída com o embarque do café em containeres direto para o navio, no Porto de Santos (SP).
Os containeres deixam o terminal com lacre da Receita Federal.
O sul de Minas tem três outros terminais REDEX: Guaxupé [terminal da Cooxupé]; Poços de Caldas [produtos diversos]; e, o Porto Seco, de Varginha, que tem autorização federal para exportar e importar produtos.
Utilizando o terminal da Dínamo, a EISA fez primeira carga direta para navios em Santos, dias atrás.
AGILIDADE NA EXPORTAÇÃO DOS CAFÉS DO SUL DE MINAS
O Terminal REDEX (Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação) é um espaço de exportação não alfandegado de uso público, destinado à movimentação de mercadorias para a exportação, sob controle da fiscalização aduaneira.
Além do Terminal de Machado, a Dínamo Inter-Agrícola conta com duas outras unidades REDEX que ficam na zona retro-portuária de Santos, dotados de estrutura especializada e ampla capacidade operacional. De acordo com o Gerente de Operações de Armazéns da Dínamo, em Machado, Carlos Henrique da Silva, a empresa passa a oferecer soluções para exportação do principal produto do sul de Minas; maior região cafeeira do País. “Além de nós, três outros terminais similares existem no sul de Minas: o Porto Seco, em Varginha [exportação e importação de vários produtos], Guaxupé e Poços de Caldas [terminal multiuso]”. – Em Santos, os terminais da Dínamo recebem café, açúcar e algodão.
O Terminal REDEX da Dínamo, em Machado, retira o container vazio do porto, recebe a carga em granel (big-bags, sacarias ou fardos), realiza a estufagem de container [preenche com a carga] e monitora o transporte da carga até o embarque direto nos navios. – Com os produtos despachados via Terminal REDEX, os caminhões de transporte do café têm prioridade de embarque, não necessitando ingressar em filas. O sistema é todo monitorado online, com mais de 50 câmeras de alta resolução. – Não existe ‘ponto-cego’ dentro ou fora do Terminal REDEX da Dínamo Inter-Agrícola.
Os serviços aduaneiros são fiscalizados de acordo com o que dispõe a legislação, especificamente na Instrução Normativa SRF 114/2001, devendo ser prestados, no terminal, em caráter permanente ou caráter eventual, mediante a demanda justificada para essa tomada de decisão. – O despacho aduaneiro é processado no estabelecimento do exportador ou para uso comum de diversos exportadores — contanto que sejam da mesma Unidade da Receita Federal do Brasil (URF).
Vantagens abrem espaço para competitividade internacional
Numa linguagem simples e não técnica, o Terminal REDEX é um local no qual as cargas que serão enviadas para fora do País devem permanecer enquanto esperam pela realização dos processos aduaneiros de exportação. De acordo com Carlos Henrique da Silva, o objetivo da Dínamo Inter-Agrícola é agilizar os trâmites de fiscalização de mercadorias, minimizar a burocracia e reduzir custos com armazenamento. “Assim, o exportador conta com uma margem de rentabilidade maior em suas transações comerciais”, garante o Gerente de Operações de Armazéns da empresa, com sede em Machado.
Essas vantagens abrem espaço para competitividade justa e fomenta as relações entre o mercado nacional e o internacional.
Diante da quantidade de operações de exportação que acontecem diariamente no Brasil, o Terminal REDEX da Dínamo, em Machado, terá papel indispensável para o mercado da região maior produtora de café do Brasil.