domingo, 22 de dezembro de 2024

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2º Conecta Com Minas reúne empresários da comunicação e debate desafios do setor

Evento na sede da FIEMG, em BH, teve a presença de diretores de agências, jornais, portais, rádios e TVs de Minas Gerais

Diretores de veículos de comunicação, agências de publicidade de Belo Horizonte e do interior de Minas Gerais, empresários, parlamentares e membros do poder público se reuniram nesta segunda-feira (21/10), para debater assuntos importantes relacionados ao segmento, durante o 2Conecta Com Minas. Na pauta temas como avanços tecnológicos, defesa de interesses, regulação do setor, critérios de valores no tabelamento de preços publicitários, novas perspectivas para o mercado publicitário mineiro e valorização das empresas mineiras. O evento foi realizado na sede da FIEMG, em BH, e contou com cerca de 200 participantes representando agências, jornais, portais, rádios e TVs de todo estado.

O presidente do Sindijori, Rodrigo Fernandes, ao centro

Presidente da Federação, Flávio Roscoe, compôs a mesa solene do evento, que foi elogiado por ele em razão de trazer à tona desafios da indústria da comunicação em sociedade permeada por avanços tecnológicos. Além disso, o Roscoe entende que uma comunicação fortalecida é parte fundamental de uma “sociedade efetivamente democrática e participativa” e que “a união das empresas do segmento é importante para o fortalecimento do mercado mineiro”.

Flávio Roscoe observou que, na medida do possível, a FIEMG tem trabalhado junto às indústrias para que elas prestigiem as empresas mineiras na contratação de serviços de comunicação. “A Câmara da Indústria da Comunicação tem total apoio da FIEMG e eu acredito que esse mercado está mudando e vejo boas perspectivas de crescimento”.

O presidente do Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas no Estado de Minas (Sindijori-MG), Rodrigo Fernandes, deu boas-vindas a todos os presentes e fez coro com Rosco ao enfatizar a relevância do evento para debater os desafios da indústria da comunicação, sobretudo em um mercado cada vez mais competitivo, e apontar caminhos, inclusive, com a possibilidade de fazer negócios.

PARCERIA PARA FORTALECER - Fernandes destacou o diálogo com o governo de Minas Gerais, especialmente com a Secretaria de Comunicação Social, visando estreitar o relacionamento entre a pasta, veículos de comunicação e agências de publicidade. “O Sindijori teve conquistas importantes nesses últimos anos e isso foi possível no âmbito do poder público porque sempre encontramos no governo Romeu Zema uma administração séria que tem dialogado com todos veículos, sem distinção”, acrescentou.
Reunião aconteceu em um dos auditórios da Federação das Indústrias de Minas Gerais, em Belo Horizonte

O secretário de Comunicação Social de Minas, Bernardo Santos, compôs a mesa solene. Entre outros pontos, ele enalteceu o trabalho do Sindijori na defesa dos interesses do setor e lembrou que o governo vê na comunicação um canal muito importante para que a informação segura e confiável chegue aos mineiros das diversas regiões do estado. Nesse sentido, ele citou algumas ações do governo no sentido de interiorizar as campanhas de comunicação e abertura de linhas de financiamento do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) para as micro e pequenas empresas do setor.

Formaram ainda a mesa de abertura do Conecta Com Minas os presidentes da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), Mayrinck Aguiar, e do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de Minas Gerais (Sinapro-MG), Gustavo Faria, o diretor da Associação das Empresas de Outdoor e de Mídia Exterior de Minas Gerais (Asdoor), José de Assis Tito, e o deputado estadual e 1o secretário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Antônio Carlos Arantes. Todos destacaram a finalidade do evento e a importância da união do setor para encontrar soluções para desafios comuns do segmento.

O 2Conecta Com Minas teve como destaque também o painel “Comunicação e propaganda em Minas Gerais”, que contou com participação de Rodrigo Fernandes, Bernardo Assis e da superintendente de comunicação da ALMG, Luiza Luna. Os representantes do poder público falaram sobre o que Executivo e Legislativo planejam para 2025 em relação à comunicação, a possibilidade de inclusão de novas empresas na relação de anunciantes, a veiculação de conteúdos institucionais diretamente nas redes sociais dos veículos de comunicação, entre outros assuntos.

Durante o evento houve também uma assessoria personalizada do governo de Minas e da ALMG para o recadastramento de empresas e a atualização de dados.

Fotos: Sebastião Jacinto Júnior
Texto: Raphael Passos